fbpx

Saiba qual a diferença entre: Panfleto, folheto, flyer e folder

-Alô! É da MaxColor Gráfica?
Meu nome é Joyce e estou precisando imprimir panfletos… é… fooo..lhetos.
Não! Espera, acho que é flyer. Assim que fala? Ou seria folder?
Faz o seguinte: quero filipetas e está tudo certo! 

Panfleto, folheto, flyer e folder

Você achou o texto acima confuso? Se identificou com ele? Calma, esse tipo de coisa é supernormal acontecer, pois os impressos que vamos falar nesse artigo são muito parecidos, algumas características pequenas que acabam diferenciando são: medida, cores de impressão, acabamento e por aí vai. 

Mas hoje vou explicar para você todos os itens que compõem esses impressos, e essas diferenças irão ajudar você no seu objetivo principal.  

Coisas que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu impresso: 

  • Qual o público deseja atingir? 
  • Qual o local de distribuição? 
  • Uso externo, interno, evento? 
  • Uso será contínuo ou será apenas para uma ação em específico? 
  • Que recursos está disposto/disponível para investimento? 
  • Qual a imagem que sua empresa deseja transmitir? 

Essas perguntas são apenas um exemplo de diversos fatores que devem ser analisados e são muito importantes para que a produção e toda sua campanha seja um verdadeiro sucesso. Isso irá ajudar até mesmo o Designer que irá fazer a criação, pois ele precisa entender tudo isso para que a arte a ser criada “fale a língua” do seu público. 

Muito bem, dito isto vamos a explicação e a característica de cada um desses materiais. 

Panfleto 

O Panfleto é um dos impressos pioneiros, um dos mais antigos, geralmente em formato pequeno e impresso em uma ou duas cores. Tem como objetivo informar de forma rápida e direta. É produzido em formatos pequenos para que a informação chegue a pessoa de forma direta sem desviar atenção. Sua produção é feita em papel simples (geralmente sulfite). 

Características Predominantes
Medida: A5 ou A6
Papel: Sulfite (63g, 75g ou 90g)
Cores de impressão: 1 ou 2 cores  

Quando utilizar?
Quando você tem um orçamento reduzido ou quando você quer transmitir uma mensagem curta, porém efetiva.  

Folheto 

O folheto é irmão mais velho do panfleto, suas características mudam apenas com relação ao formato e ao conteúdo. O folheto é produzido em formatos maiores comparados com o panfleto, pois o objetivo principal é trazer mais informação, mais conteúdo, mais texto. 

Características Predominantes
Medida: A3 ou A4
Papel: Sulfite (63g, 75g ou 90g)
Cores de impressão: 1 ou 2 cores  

Quando utilizar?
Muito utilizado como “Boletim informativo”, trazendo matérias e anúncios mais densos, muito utilizado em ações internas e eventos corporativos (Seminários, palestras, aulas).  

Flyer 

O “voador” ficou muito conhecido pela velocidade/rapidez que era distribuído, muito utilizado por eventos corporativos, eventos recreativos, festas e baladas. Por ser um impresso que deve sempre chamar a atenção com sofisticação ele ganhou um upgrade comparado com os panfletos e folhetos, pois é produzido em papel superior ao sulfite (geralmente couchê) e recebe acabamentos especiais, os principais acabamentos são: verniz total ou local, laminação fosca, soft touch, em breve irei escrever explicando todos esses acabamentos. 

Características Predominantes
Medida: A4, A5 ou A6
Papel: Couchê (90g, 115g, 150g, 170g)
Cores de impressão: Colorido frente e verso (4×4 cores) 

Quando utilizar?
Hoje em dia os flyers não se limitam a festas e eventos, as empresas de modo geral encontraram seu novo impresso queridinho. O flyer traz grande visibilidade e o maior custo benefício para ações de divulgação em massa.  

Folder 

Folder vem do inglês “pasta”, esse impresso recebeu esse nome pois possui uma ou mais dobras, é fácil identificar um folder, pois um flyer que recebe dobra no acabamento nós chamamos de folder. Muito comum as empresas produzirem seus folders para fazer a apresentação institucional, mostrando seus produtos e serviços. É um material que requer uma atenção muito especial, pois é rico em informações escritas e de imagens. 

Características Predominantes
Medida: A3, A4 ou A5
Papel: Couchê (90g, 115g, 150g, 170g, 250 ou 300g)
Cores de impressão: Colorido frente e verso (4×4 cores)
Acabamento: Dobra 

Quando utilizar?
Um impresso indispensável para levar em reuniões corporativas, entregar com orçamentos e distribuir em feiras e eventos, muito útil também para instituições de ensino e empresas prestadoras de serviços. Um impresso que antecede a apresentação do portfólio e em muitos casos parte do portfólio irá compor o folder. 

Depois de ler todas essas informações, você percebe porquê a Joyce lá no começo do artigo ficou tão confusa para solicitar o material, não é mesmo?  

Mas você pode ficar despreocupado, consulte esse artigo quantas vezes achar necessário e ainda pode contar com todo time da MaxColor Gráfica que tem especialistas prontos a te ajudar e resolver o seu problema. 

A Joyce acabou pedindo filipeta, (Oh my god! Tem mais?) mas esse impresso vamos falar com exclusividade em outro artigo. Se eu fosse você aproveitava agora para garantir 2 presentes.: 

1º Um e-book lindo que preparamos para você decolar para o sucesso em 2018, baixe gratuitamente, clicando aqui

2º Ao baixar o e-book você garante as notificações para o conteúdo em primeira mão que serão publicados aqui no nosso site. E a notificação do artigo sobre as filipetas. Corre! 

Atenção! Lembre-se sempre de consultar as leis locais na sua cidade sobre a distribuição de impressos em vias públicas, afinal você e a sua empresa não querem receber uma multa. 
By | 2018-01-18T18:33:19+00:00 18 de Janeiro de 2018|Ideias para negócios, Materiais Impressos|